segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

É pecado ouvir música secular?


"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém[...]" 1 Coríntios 6.12

O jovem que nunca pensou na pergunta título deste post que atire a primeira pedra. Resolvi abordar esse tema pelo fato de ouvir algo semelhante essa semana. Será que é pecado ouvir uma música que não é evangélica, gospel? Uma música secular?
Bem, em si não é pecado. Não está na bíblia lá entre os dez mandamentos "Não ouvirás música do mundo" ou em outro lugar que não ouvir "louvor" é pecado. O problema é que o que esse tipo de música te leva a pensar, sentir ou  falar pode ser pecado, que é o que normalmente acontece. 
Você está lá de boa ouvindo Bad Blood da Taylor Swift. Em si não é pecado. Mas a música fala sobre um sentimento de vingança, rancor. Então você passa a pensar naquela pessoa que fez algo de ruim com você e passa a ficar com ódio dela ou pensar como seria você se vingando dela. Ou então você fica ouvindo aquelas músicas bad, que te deixam pra baixo. Ou você escuta músicas com apelo sexual fazendo você ter maus pensamentos. Isso é pecado. 
Não é pecado você ouvir uma música sem ser evangélica de vez em quando. Mas depende da música. Depende do que ela pode te levar a pensar, sentir e ouvir. 
Se você gosta de ouvir músicas internacionais deve prestar atenção duas vezes mais. Pesquise sempre a tradução daquela música. Lembro-me de quando gostava de uma banda que tem uma música que a tradução é "Demônios". É uma música meio bad. Então já deve imaginar. O pior é que é uma música que estourou no mundo todo.
O ideal é procurar ouvir ao máximo músicas que nos aproximam de Deus. Se você curte música eletrônica e pensa "Ah, vou ouvir Calvin Harris e David Guetta mesmo porque não tem música evangélica nesse estilo". Então né.... acho difícil esse pensamento acontecer porque em pleno século 21 deve ter até axé gospel (nunca ouvi mas aposto que deve ter). E acho também difícil a pessoa não conhecer o DJ PV. Se você não faz a mínima ideia ouça a música do vídeo abaixo. Você consegue achar músicas que falam sobre Deus no estilo que você gosta sem precisar se contaminar com as coisas desde mundo. Lembrando que não é pecado ouvir músicas do mundo, contanto que elas não te façam afastar de Deus, que não te levem a pensar, falar coisas que desagradem a Ele.
Espero que gostem da música, e até a próximo post,

"[...] Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." 1 Coríntios 6.12

Na fé!







8 comentários:

  1. show de bola teu comentário Keila obrigado por me tirar mas uma duvida...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, eu acabei de perguntar ao meu pastor se ouvir música que não era gospel e pecado. Afinal sou uma adolescente de 15 anos e gosto de músicas da Katy Perry, Taylor Swift, gosto da banda que canta a música que você sitou no texto, já ouvi a mesma música mas parei a sim que li o trexo em português onde o cantor diz que irá para o inferno. Tirando isso todas as músicas que ouço são inglês (sim) mas são românticas. São músicas de poder (nada pevertido)

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida : eu já tirei todas minhas músicas com palavrão da minha Playlist, mas ainda sobraram 2, só que são minhas músicas favoritas eu posso continuar escutando elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, viu. Pq elas tem esse cunho de falar palavrão. Aos poucos você vai se acostumando. Eu por exemplo tinha parado de ouvir banda Calypso, mas depois de ler aqui, não sei se vou ouvir de novo apesar de querer ouvir um pouquinho

      Excluir
  4. São só músicas que insitam o mal que não podem ser ouvidas ou músicas com palavrão também não pode?

    ResponderExcluir
  5. Estava com essa dúvida, eu amo músicas internacionais, mas sempre Antes de ouvir eu sempre vejo á tradução antes, mas agora eu percebi que as músicas do mundo gospel me dá uma sensação bem melhor, então só ouso música internacional quando quero me distrair, e á gospel no dia a dia, mas amo todas

    ResponderExcluir
  6. Á quase esquecendo,obrigada por tirar essa dúvida

    ResponderExcluir