"Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, o casa de Israel, diz o Senhor; vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós um
coração novo e um espírito novo; pois porque razão morreríeis, ó casa de Israel?
Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor; convertei-vos, pois, vivei."
Ezequiel 18.31-32
Nessa semana andei meditando em duas palavras na bíblia. Uma em Isaías, e outra em Ezequiel. Hoje irei falar sobre o capítulo 18 em Ezequiel.
Interessante que desde terça passada eu meditava nela, e ontem, domingo, o pastor pregou. Deus falando comigo e com o povo sim ou claro?
Interessante que desde terça passada eu meditava nela, e ontem, domingo, o pastor pregou. Deus falando comigo e com o povo sim ou claro?
Vamos estudar algumas partes do capítulo. (O capítulo todo é forte, mas selecionei partes que mais me chamaram a atenção).
Ezequiel capítulo 18 versículo 4
"Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá."
Aqui vemos Deus falando que todas as almas são deles. Mas isso não significa que todas as almas irão para o Paraíso. Pois as almas são de Deus, mas cada alma está sob a responsabilidade de cada um. E é isso que determina, o que nós fazemos com a nossa alma, se ela "viverá" ou "morrerá". A alma que vive é a que vai para o Reino dos Céus. E a alma que morre é a que vai para o lago de fogo e enxofre. "A alma que pecar, essa morrerá." Todos nós pecamos. Mas esse "pecar" que a Palavra de Deus se refere você VIVER no pecado. E se isso acontece, sua alma vai para o inferno.
No decorrer desse capítulo, vemos que por mais que o pai da pessoa faça tudo de errado, mas o filho escolher andar na justiça de Deus sua alma vive. Não importa o que sua família fez, da onde são, o que importa é o que você decide fazer. E escolhendo obedecer a Deus, você viverá a vida eterna ao lado Dele.
"E eis que, se ele gerar um filho que veja todos os pecados que seu pai fez, e, vendo-os não cometer coisas semelhantes" (vers.14)
"[...]E andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela maldade de seu pai; certamente viverá" (vers.17)
Também podemos ver que se o pai andar no caminho de Deus, mas o filho não...
"Se ele gerar um filho ladrão, derramador de sangue[...] E não cumprir todos os deveres [...]* Não viverá. Todas essas abominações ele fez, certamente morrerá; o seu sangue será sobre ele" (vers.10-13)
"A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele." (vers.20)
E aí vemos que Deus é justiça. Cada um colhe o que planta, Se você plantou mentir, se prostituir, ter ódio, maus olhos, roubar, fazer as coisas com segundas intenções, vai colher a "morte" da sua alma.
Mas Deus é tão bom, que Ele dá uma chance a cada um de nós. E somos nós que escolhemos aproveitá-la ou não. Vejamos:
"Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente vivera; não morrerá." (vers.21)
E tem mais, tudo o que você tiver feito até o momento em que decidiu se converter, se entregar pra Deus, veja o que acontece:
"De todas suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele[...]"
Olha que bacana. Deus apaga seu passado sujo e você vive uma nova vida. Algo que marca isso é o batismo nas águas. O batismo apaga todos os pecados, tudo de errado que você tenha feito até o momento fica nas águas, é apagado, e diante de Deus não existe mais aquilo.
E também temos outro extremo:
"Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá." (vers.24)
Ou seja, se a pessoa anda na justiça do Senhor, mas em algum momento errar, pecar, e não se arrepender não valerá de nada tudo certo que ele tiver feito. Vamos exemplificar. A pessoa é um membro, um servo de Deus. Ajuda na igreja, leva pessoas, devolve o dízimo mas possa ter mentido em algum momento. Nada de bom que ela tiver feito será lembrado, mas a mentira que ela contou sim.
Todas as almas são de Deus. E ele não sente prazer de ver as almas por aí aflitas, perdidas. Não! Mas você tem que andar fazendo a vontade de Deus, obedecendo a Palavra Dele, não viver no pecado (não ter mágoa, ódio, mentir, roubar, etc). Procure sempre ter comunhão com Deus, viver em espírito de oração, jejuar, ler a palavra de Deus e meditar, buscar e se humilhar diante Dele. Nisso, sua alma viverá eternamente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário