domingo, 26 de abril de 2020

Seja como Ester

A História de Ester - Capítulos, vídeos e mais - Rede Record

Eu estava lendo o livro de Ester, e notei grandes características dela que devemos ter se quisermos ser pessoas fortes que resistem a tudo. 
Vamos conferir abaixo quais são: 



  • Humildade e Confiança

"Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, COISA NENHUMA PEDIU, senão o que disse Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam."
Ester 2:15


Ester foi levada a casa do rei Assuero juntamente com várias outras jovens que eram "virgens e formosas", para que ele pudesse escolher uma delas para ser sua rainha.Todas as jovens tinham direito de se arrumar, pedir o que desejassem para a aparência antes de irem até o rei. Quando chegou a vez de Ester, ela simplesmente não pediu nada. Diante disso, ela alcançou admiração de todos, por conta da sua humildade. Ela poderia pedir joias, perfume, roupas, o que quisesse. Mas não pediu. Preferiu ir até o rei do jeito que era. Se manteve humilde e confiante de que se fosse de Deus, o rei iria escolhe-la de qualquer jeito: super produzida, ou não. 



  • Comunhão com Deus 


"E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti."
Ester 2:17  

O Rei Assuero logo de cara gostou de Ester. Ele a amou mais do que qualquer outra mulher. Sabe por quê? Por que ela "alcançou graça" ao rei? Porque ela tinha comunhão com Deus. Aí você deve se perguntar, o que comunhão com Deus tem haver com o rei gostar dela...pois bem, vamos lá! 
Ester não era só bonita de aparência, mas ela tinha a presença de Deus dentro dela. A mulher que tem o Espírito Santo dentro de si, pode não ter a beleza física de uma Gisele Bundchen, de uma Beyoncé, mas pelo fato de ter o próprio Senhor Jesus dentro de si, ela se torna bela, uma beleza que não se encontra em livros, blogs, vídeos. Uma beleza que vêm do Altíssimo. E só tem a presença de Deus em si, quem tem comunhão com Ele! 





"Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos [...]"

Ester 4:16


Mardoqueu, primo de Ester estava jejuando, clamando e se humilhando à Deus vestido com pano de saco após saber do decreto que ordenava a morte de todos os judeus (Ester 4.1-3).
Ester, sendo judia, ao saber do decreto se uniu na mesma fé que seu primo e os demais judeus. Ela pediu que jejuassem por ela, e a mesma jejuou por três dias seguidos junto com suas servas para se preparar espiritualmente antes de ir falar com o rei sobre este decreto assim tentando impedir a morte do seu povo. 
Vemos aqui que ela não se desesperou, não chorou ou foi brigar com o rei. Simplesmente usou a fé inteligente e partiu para uma das armas mais fortes numa guerra espiritual: o jejum.


  • Coragem 



"[...]E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci."
Ester 4:16


Ninguém poderia ir falar com o rei sem que fosse convidada pelo próprio. Ester, entretanto, se encheu de coragem e foi falar com ele mesmo sem ser convidada. Ela poderia morrer por tal atitude, mas mesmo assim. Ester foi corajosa quando muitos de nós não seríamos. Ela poderia ter ficado quieta na dela, no palácio e deixar os judeus morrerem. Mas não, por amor ao seu povo, mesmo sem conhecer a todos, ela jejuou e arriscou a própria vida por amor aos seus. 



Essas foram algumas das características de Ester que mais me chamaram a atenção enquanto eu lia. Se formos parar para escrever tudo que Deus me falou neste livro, esse post se tornaria outro livro.

Mas vejamos que essas cinco grandes características é o que devemos ter se quisermos ser pessoas de Deus, usadas por Ele, e vencermos nossos problemas. Independente de sermos homem ou mulher, devemos ser: humildes, confiantes em Deus, termos comunhão com Ele, ter uma fé inteligente a colocando em prática e termos coragem para enfrentar as lutas diárias que surgirem. Se não tivermos isto, iremos desistir no meio do caminho dos nossos objetivos. 


Um comentário: